Amigos céticos,
Como vocês já devem saber, sou membro da Ordem DeMolay.
Até aí, morreu neves.
O que eu questiono que alguns irmãos valorizam em demasia o que é secreto na organização. Chamo a isso de secretismo.
Estava participando de um evento hoje e expus meu ponto de vista a respeito. Ei-lo:
Qual o verdadeiro segredo de uma organização fraternal?
Será que é a transmissão de certas palavras, sinais ou toques, como os cristãos, no início, que se reconheciam pelo desenho de um peixe?
Será que é a divisão de funções e a escolha de líderes? Ou seria um pin, ou carteirinha?
Na verdade, todos esses elementos são importantes, mas nenhum explica melhor do que a história que vi em um desenho de minha infância, "Cavalo de fogo". Há um episódio no qual os sits, um grupo de magos de uma cidade, tem um segredo. A vilã do desenho tenta descobrir esse segredo a todo custo e daí começa a capturá-los um a um. Quase todos se enfraquecem e morrem, quando a vilã captura o último. Então, eles revelam seu segredo e se recuperam seu poder:
Só têm poder quando estão juntos.
Há uma pergunta que é feita aos demolays que resume isso bem: Quando perguntarem quantos vocês são, respondam: Somos apenas um.
Então, o que torna as fraternidades diferentes não é o segredo, pois senão, quem lesse um ritual seria demolay, ou rosacruz, ou maçom, etc.
O segredo é o sentimento de fraternidade e a prática dessa fraternidade, com o objetivo de torná-la universal, dirigidas a todas as pessoas, sem exceção.
Aliás, essa questão de fraternidade universal (sem dízimo) será tratada posteriormente. (ou não).
Um abraço cético a todos os irmãos e irmãs.