Lá venho eu com neologismos, amigos céticos,
Confesso que achava que já tinha visto tudo em matéria de formação de professores, mas vamos lá.
Um amigo me contou que estava num curso para professores de certa rede. Lá algumas escolas estavam reunidas para ouvir famosa palestrante.
Esperava-se que as escolas tivessem sido reunidas para se falar de alguma proposta para a malfadada educação. O engraçado é que ninguém pede para um engenheiro para ensinar a um médico como clinicar ou a um advogado para ensinar como se opera uma pessoa.
Por que somente na profissão de professor tem um monte de gente sem formação na área de educação dando pitaco e um monte de gente achando lindo?
Então, esse meu amigo foi para um curso de bostosofia sem saber. As pessoas não estavam gostando, mas hipocrisia das grandes, assistiram a tudo e depois (certamente por medo) ainda disseram para o grupo organizador que foi lindo!!!
Eu não aguento a hipocrisia dessa gente. A palestrante, ótima pessoa, não conhecia patavina de educação escolar.
Meu colega, muito debochado, não tinha sido informado do conteúdo da formação e batizou-a de "Curso de bostosofia". O curso oferecia a maior pérola da bostosofia, começando pelo elogio ao maior livro de filosofia, segundo a palestrante "mundo de sofia"
Enfim, por que bostosofia? Por que as pessoas gostam mesmo é de uma filosofia rala, tinha que botar essa gente pra ler Nietzsche. Num instante acabam essas palhaçadas.
Formação tem a obrigação de oferecer ferramentas práticas para uma reflexão e não citar meia dúzia de filósofos, ou explicar porque um homem não atravessa duas vezes um rio.
Enfim, meu amigo estava certo ao não gostar do curso? É isso que ele veio me perguntar.
Eu disse a ele o que digo a vocês. No dia em que você quiser se operar, pedir ajuda a um técnico de informática e der certo, vou concordar com essas palestras.
Mas enquanto profissionais da educação é nosso dever conversar com outros profissionais sim, para aumentar o nosso conhecimento de mundo, sabendo que os profissionais da educação somos nós.
Vida dura essa de livrar-se das certezas!
Amplexos a tod@s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário